sábado, 6 de março de 2010

Lagoa dos Açores - Biodiversidade

Lagoas dos Açores - Biodiversidade
Esta emissão dos CTT, posta em circulação em 22-04-2009, composta por 4 selos e dois blocos, apresenta-nos algumas aves dos Açores.

No primeiro bloco pode-mos observar a Andorinha-do-mar-comum (Sterna hirundo), a voar e a mergulhar para a pesca, esta pequena ave vive em lagos e oceanos, baías e praias no hemisfério norte e migra para o emisferio sul. Nidifica em colónias, em praias arenosas e pequenas ilhas.
No selo de €0.32 é nos apresentada a Galinhola (Scolopax rusticula), a galinhola é um dos poucos charadrii que habitam nas florestas.Leva uma vida discreta em lugares húmidos onde, sobretudo ao crepúsculo, se alimenta de invertebrados, introduzindo o bico no solo húmido, a ponta do bico contem uma grande quantidade de receptores tácteis, capazes de detectar as presas. Em caso de perigo a fêmea transporta as crias, uma após outra, voando com elas entre as patas.


No segundo bloco podemos observar o Zarro (Aythya ferina), os zarros alimentam-se dentro de água mergulham e patinhão nos leitos dos lagos em busca de plantas e sementes.
A marrequinha (Anas crecca), este pequeno pato de superfície nada em planos de água baixos onde a vegetação apaulada lhe dá uma certa cobertura, se é perturbado, dispara da água num voo rápido, quase vertical. Alimenta-se de uma grande variedade de plantas e animais.
A garça-Real (Ardea cinerea), esta ave colonial nidifica nos ramos altos das árvores, por vezes com outras espécies, macho e fêmea cuidam dos jovens, que permanecem cerca de dois meses no ninho. Alimentam-se sobretudo de peixes e caça aguardado passivamente as presas.

Esta emissão contou com um carimbo de primeiro dia de circulação, em Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada.
O carimbo representa a Marrequinha
Envelope circulado com o carimbo de Ponta Delgada, sobre o selo €0.32 da mesma emissão.

Envelope circulado com o carimbo de Lisboa, sobre um selo emissão aves de Portugal (4º grupo).

Envelope circulado com carimbo do Porto, sobre um selo emissão aves de Portugal (4ºgrupo).



Nota: Neste meu blogue vou apenas chamar a atenção para selos de aves, não fazendo referencia a outras emissões a não ser que seja necessário.


Bibliografia: Enciclopedia dos animais AVES
Enciclopedia das Aves
Segredos da natureza Aves do Mundo



















































Sem comentários:

Enviar um comentário