sexta-feira, 5 de março de 2010

Filatelia tematica

Filatelia Temática
Envelope circulado de Beringel para a Cuba em 12-12-2008, correio registado em mão
Apresenta quatro ATM's emissão Animais domésticos vários valores, uma quadra da emissão base aves de Portugal (4º Grupo) valor facial €0,01


Envelope circulado em correio normal de Beja para a Cuba em 10-08-2008
Apresenta 31 selos da emissão base Aves de Portugal (4º Grupo) valor facial €0,01

As colecções temáticas, têm hoje, em dia muitos adeptos entre os filatelistas.

Uma colecção temática é "Um conjunto de elementos filatélicos colocados de tal maneira que faça ressaltar um tema. De facto uma colecção temática assenta sobre dois pilares, por um lado, o tema baseado na ilustração, ou no sentido do selo, a companhado de um texto explicativo, e por outro lado, a filatelia que constitui o única material de base da colecção"
in Frans de troyer, Op. Cit., p. 59

Nas colecções temáticas consegue-se ter uma boa colecção sem ser necessário despender grandes verbas, ou seja o filatelista limita a sua colecção a um tema.

Para iniciar uma colecção temática não basta ter grandes conhecimentos sobre esse tema, temos que saber se existem selos, ou outro material filatélico, que possa ilustrar esse mesmo tema.

Os temas podem ser os mais variados, desde barcos passando por personalidades, flores, etc.

Eu escolhi o tema Aves por desde á muito tempo gostar de as observar, são seres que acho maravilhosos, por outro lado a temática aves oferece uma enorme quantidade de material filatélico, pois todos os paises de todos os continentes emitem selos de aves, tornando assim possível encontrar peças com uma grade riqueza filatélica.
Podemos encontrar selos dos mais variados tamanhos e formas, blocos, inteiros postais, franquias mecânicas, ATM's, aerogramas, carimbos, postais máximos, e muitos envelopes circulados.













Sem comentários:

Enviar um comentário