sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Aguia Pesqueira e Aguia Rabalva

Emissão conjunta Portugal Irão


Estando marcada para o ano de 2007, a entrada em circulação de uma emissão conjunta Portugal - Irão. Sendo esta emissão iniciativa, do Irão, que desejavam celebrar com Portugal os 500 anos da chegada de Afonso de Albuqueque ao estreito de Ormuz.

Mas por algumas dificuldades estes não chegaram a ser emitidos em 2007, ano esse em que se cumpria exactamente a celebração da efeméride.

Tendo sido decidido pelos órgãos competentes tanto de um pais como de outro, enveredar por um outro tema, sendo este, os animais selvagens dos dois países o tema escolhido, por parte de Portugal a águia pesqueira da costa vicentina portuguesa e a Águia Rabalva das cordilheiras do Irão.

Bibliografia

da pagina do Correio-Mor


Emissão Portuguesa

(Tendo do lado direito da imagem a águia rabalva, do lado esquerdo a águia pesqueira)


Emissão do Irão


Envelope circulado com o selo €0.32 águia pesqueira

Águia - Pesqueira

Classificação cientifica
Reino - Animalia
Filo - Chordata
Classe - Aves
Ordem - Falconiformes
Família - Pandionidae
Género - Pandion
Espécie - P. haliaetus

Nome binomial
Pandion Haliaetus

A águia pesqueira encontra-se em todos os continentes, com excepção da Antárdida, embora na América do sul, em grande parte da África e na Índia oriental e ocidental só sejam observadas nos meses de Inverno. A parte superior do corpo é castanha escura, enquanto a inferior é branca. Alimenta-se quase exclusivamente de peixes, procurando-o enquanto circula, paira ou peneira sobre a água. Quando localiza um peixe junto à superfície, mergulha profundamente espetando as garras na presa, é capaz de mergulhar até um metro de profundidade sem qualquer problema. O se ninho é uma grande extrutura de paus construída em árvores altas, penhascos rochosos ou mesmo postes de alta tensão.

Bibliografia
Wikipédia
Enciclopédia das aves
Envelope circulado de Olhão para Cuba com o selo €0.80 águia rabalva

Águia - Rabalva

Classificação cientifica
Reino - Animalia
Filo - Chordata
Classe - Aves
Ordem - Cconiiformes
Família - Accipitridae
Género - Haliaeetus
Espécie - H. albicilla

Nome binomial
Haliaeetus albicilla

A águia rabalva ou pigargo, a maior parte das vezes, avista-se esta águia pesqueira sozinha ou aos pares, em ramos altos do seu território ribeirinho. É mais vulgar observar-se num poleiro, do que em voo, precipitando-se para apanhar peixe, logo a baixo da superfície servindo-se das patas para esse efeito. Também ingere peixe morto e outra carniça, além de matar aves aquáticas. Esta espécie é conhecida pelo chamamento gritante, constituído por quatro notas.
O seu ninho e constituído por uma pilha de galhos, grande, com concavidade funda e centrada, forrada de erva, em geral situada numa árvore, junto à água.
Bibliografia
Segredos da Natureza aves do mundo
Wikipedia
Carimbo comemorativo do 1º dia de emissão

Carimbo comemorativo do 1º dia de emissão sobre peça circulada

Sem comentários:

Enviar um comentário