domingo, 9 de maio de 2010

Priolo

Priolo
Uma ave única dos Açores

Bandeira da região Autónoma dos Açores
Com selo e carimbo comemorativo da 1ª mostra filatélica
"Pérolas do Atlântico"

O Priolo é uma espécie endémica dos Açores (ilha de São Miguel)
Emissão Europa Açores 86
Esta ave era até á bem pouco tempo considerada uma subespécie do D. Fafe (Purrhula pyrrhula), tendo sido separados em duas espécies distintas em 1993.

Dom Fafe (Pyrrhula pyrrhula)
Emissão do Cambodja 1999

Priolo
Reino - Animalia
Filo - Chordata
Classe - Aves
Ordem - Passeriformes
Família - Fringilidae
Género - Pyrrhula
Nome comum - Priolo
Nome binominal - Pyrrhula murina
Bloco emissão Europa 86 Açores
O priolo, é uma ave de pequenas dimensões 15 a 17 cm e com um peso de cerca de 30gr, mas com um aspecto robusto, que possui um bico negro e forte, apresenta o corpo com uma plumagem acastanhada e a cauda preta com uma coroa negra na cabeça (nos jovens esta é de cor castanha)

Reproduz-se entre os meses de Junho e Agosto. O seu chamamento é um assobio curto, melancólico e aflautado bastante peculiar, os machos e as fêmeas não apresentam dimorfismo sexual ao nível da plumagem, apresentando apenas algumas diferenças mínimas ao nível do tamanho se examinados na mão.

Emissão protecção da natureza Açores 1990
WWF - World Wildlife Fund.
(Priolo - Pyrrhula murina)

(Neta emissão apresentada falta a ave no ninho, pois é apresentada no postal máximo a seguir)
O se habitat limita-se à floresta natural açoriana de altitude, esta é constituída por varias espécies de árvores e arbustos endémicos, com destaque para o Cedro-do-mato, o Azevinho, a Ginja, a Urze, o Pau branco e a Uva da Serra, plantas estas caracteristicas da floresta Laurissilva do arquipélago dos Açores

Algumas destas árvores são essenciais à dieta do Priolo, pois esta espécie alimenta-se de sementes, frutos e flores, com preferência para as amoras, as bagas da Uva da Serra e as flores do Azevinho.

Postal máximo onde podemos observar o Priolo empoleirado num ramo da árvore da uva-da-serra
e
o selo com a ave no ninho ambos com desenho de José Projecto
No séc. XIX, esta ave abundante na parte este da ilha de São Miguel, mais propriamente no Pico da Vara e Planalto dos Graminhais (serra da Tronqueira), foi por esta altura considerada pelos agricultores uma praga para os lanranjais da ilha, mas em virtude da captura excessiva, o desaparecimento da floresta Laurissilva, a espécie começou a rarear ao ponto de hoje se encontrar em perigo.
Emissão Priolo
2008
Trata-se da espécie de ave mais ameaçada e a segunda espécie de ave mais rara em toda a Europa, estimando-se que a sua população ronda-se os 400 exemplares em 2008.

Bloco circulado com marca dia do PC Alfeite
Datado de 17-11-2008
Bloco de €2.45

Derivado a esta ave se encontrar em vias de extinção e estando classificada na categoria "criticamente em perigo de extinção" pela união internacional de conservação da natureza, tornaram esta ave, alvo de atenção internacional.

Envelope circulado de V. Nova de Santo André para Cuba
Com marca dia datada de 23-05-2008
1º dia de circulação

Passando assim a gozar do estatuto de ave protegida pela directiva europeia das aves.
Encontrando-se incluída em varias listas de animais ameaçados, quer a nível nacional (Livro vermelho de vertebrados de Portugal), quer a nível internacional (IUCN red list of threatened animals).
Bloco de €0.95 sobre fragmento

Vários projectos têm visado a protecção do Priolo e da floresta Laurissilva, projectos esses elaborados pela Birdlife internacional, Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves (SPEA) e secretaria do Ambiente e do Mar, tendo como objectivos garantir , a manutenção da população do Priolo.

Contando para isso com a intervenção na recuperação do seu habitat, com a plantação de plantas nativas nas zonas de ocorrência do Piolo, em paralelo com a remoção de plantas exóticas que actualmente invadem essa área de floresta nativa.
Também importante é a sensibilização e educação ambiental das populações principalmente junto das escolas, dando a conhecer melhor a espécie e o seu habitat.

Não menos importante foi a criação do Centro Ambiental do Priolo, sendo o primeiro centro de interpretação e educação ambiental e um grande marco neste projecto.
Envelope circulado de Loures para Cuba em 30-06-2008
Em correio normal

A Birdlife internacional tem a intenção de apresentar o Priolo como um caso de recuperação e exemplo da importância do trabalho de conservação a nível europeu, com beneficios para as especies e para as populações locais.

Carimbo comemorativo da emissão 2008

A avaliar pelos excelentes resultados obtidos, pode esta ser uma historia de susseso, para o Priolo, para a floresta Laurissilva e tambem para as populações, que por certo ficariam a ganhar com a conservação desta especie.


Bibliografia
Wikipedia - Pagina Priolo
Ciencia hoje
Centro Priolo
Pagina Quercus
Enciclupedias sobre a vida animal (Aves)

Sem comentários:

Enviar um comentário