segunda-feira, 12 de abril de 2010

Envelope Circulado do Kenya

Envelope Circulado do Kenya

Envelope circulado do Kenya (Nairibi), para Portugal (Cuba) em 19-01-2008
Apresenta quatro selos de aves (Aguia Pescadora Africana; Pintada-Vulturina; Martim-Pescador; Barbado vermelho e amarelo)


Águia-Pescadora-Africana
ou
Pigargo-Africano
Reino-Animalia
Filo-Chordata
Classe-Aves
Ordem-Ciconiiformes
Família-Accipitridae
Género-Haliacetus
Espécie-H. vocifer
Nome binominal
Haliacetus vocifer

Águia-pescadora-Africana ou Pigargo-Africano (Haliaectus vocifer), é uma ave-de-rapina que habita praticamente todos os lagos e reservatorios da África, não confundir esta com a águia-pescadora cujo restritivo especifico é o mesmo que o género das espécies africanas.

Esta águia é a ave nacional do Zimbabwe e da Zâmbia. o seu parente mais próximo parece ser a águia-pescadora-de-Madagáscar, a águia-pescadora-africana tem a cabeça branca, enquanto a sua parente próxima tem a cabeça bege, ambas as espécies têm pernas, bicos e olhos escuros, as caudas parcialmente brancas, mesmo nos juvenis.

Pintada vulturina
Reino-Animalia
Filo-Chordata
Classe-Aves
Ordem-Galliformes
Família-Numididae
Género-Acryllium
Espécie-A. vulturinum
Nome binominal
Acryllium vulturinum

Pintada-vulturina (Acryllium vulturinum), possui a cabeça e o pescoço nus, como se de um abutre se tratasse, e também um colar de penas azuis no pescoço, enquanto o resto do corpo é preto e branco com pintas e riscas. Não existe praticamente disformismo sexual, sendo apenas o macho um pouco maior que a fêmea, os jovens são semelhantes mas com as cores menos vivas e brilhantes.Também é conhecida por fraca-vulturina ou cabeça de abutre.
Vivem em grupos, podendo formar bandos de 20 a 50 aves. Muitas vezes são observadas no inicio e final do dia perto de áreas com água. Procuram alimento em conjunto, podendo percorrer 15 a 20 Km num só dia.

Martim-Pescador
ou
Guarda-Rios
Reino-Animalia
Filo-Cordados
Classe-Aves
Ordem-Coraciiformes
Família-Alcedinidae
Género-Alcedo
Espécie-Cristata A.
Nome binominal
Alcedo cristata

Martim-Pescador ou Guarda-Rios (Alcedo cristata), esta ave mede 19cm de comprimento com um bico de 40cm, corpo compacto, asas curtas, cauda cheia e pouco alongada, pernas curtas com 4 dedos, sendo 3 voltados para a frente e 1 para traz, pescoço curto com cabeça grande e bico longo, forte e grosso.
Existe disformismo sexual no macho a parte superior do corpo é verde bronzeada asas e cauda pintadas de branco, garganta branca bem como a barriga, peito castanho ferungico, lados verdes pintados de branco.
A fêmea tem garganta e peito de cor ocre claro, sendo o peito pintado de verde.
O habitat destas aves situa-se ao longo dos rios, lagos e orlas marítimas, alimenta-se de peixes, insectos pequenos repteis, amfibios e aves jovens.

Barbado vermelho e amarelo
Reino-Animalia
Filo-Cordados
Classe-Aves
Ordem-Piciformes
Família-Barbaças
Género-Trachyphonus
Espécie-Erytrocephalus T.
Nome binominal
Eryhrocephalus trachyphonus

Esta ave pode ser encontrada em África de onde é oriunda, Sudão, Etiopia, Somalia, Quenia e Tanzãnia.

Sem comentários:

Enviar um comentário